segunda-feira, 30 de março de 2009

Fim do Vestibular?


Foi noticiado pela revista Veja desta semana um artigo bastante curioso. Trata-se de uma sugestão do MEC para acabar com a prova tão temida por grande parte dos jovens do país, o vestibular.
Como se pode ler, a nova idéia é a de que o sistema de ensino(no caso o ensino médio) está deliberadamente exacerbado de conteúdos, o que não leva ao real aprendizado, mas sim a "decoreba" de fórmulas e nomes complicados; levando muitos a esquecerem da real intenção de educação, para a prática de aulas com conteúdos imensos e que parecem ser impossíveis de se aprender. Sugeriu-se então, uma idéia que pode revolucionar tudo. Com base de comparação ao sistema americano de adentramento em universidades públicas, muito provavelmente será feita uma prova de nível nacional, que selecionará os melhores para cada curso, cada área. Como o ENEM, mas um pouco mais complexa, para poder substituir mesmo os vestibulares comuns. Nessa mesma sugestão, debatem sobre a possibilidade do pretendente fazer apenas um teste, e entrar nos cursos desejados também por seus atributos. Exemplo: se você quer entrar para a faculdade de Educação Física, terá de correr alguns minutos, se quiser o curso de Música, terá de soltar o vozeirão ou mostrar talento num instrumento .
Ainda é cedo para que isso funcione de fato; mas me pergunto o quão bom ou ruim isso seria. Faria com que a concorrência crecesse, já que sua vaga poderia estar sendo disputada por alguém de um Estado longíquo, não mais apenas de sua localidade. Apesar de todos sabermos que não importa, sempre têm aquela gente "de fora" ao seu lado tentando uma vaga na universidade de seu desejo. E enquanto as cotas de negros, pobres, e etc? Será que vão entrar nesse sistema? Já não fosse complicado e polêmico a sua aplicação fora dessa idéia, como seria se essa moda de vestibular novo pegasse? É esperar pra ver.

5 comentários:

  1. Eu acho isso uma sacanagem do governo! Por mim o vestibular deveria continuar exatamente como é! Adorei a notícia!

    ResponderExcluir
  2. A ideia do vestibular atual e forma 1 profissional pelo menos que o minimo em tds as areas..., acho que americanizar nao é a solução!

    ResponderExcluir
  3. essa historia do fim do vestibular , vai lascar os estudantes...

    ResponderExcluir
  4. Não acho que americanizar seja a solução, do jeito que está já é ruim o suficiente!

    ResponderExcluir
  5. É! Ainda não dá para dizer muito sobre esse artigo, vamos ver qual será sua repercussão.
    Agora uma questão paira no ar: será que essa "facilidade" não triplicaria a concorrência?
    Acredito que uma vaga seria extremamente disputada, e o pior, haveria uma disputa desigual e porque não dizer injusta.

    ResponderExcluir